PERFEIÇÃO

PERFEIÇÃO - TEMA 1

A perfeição de caráter não é obra nossa. É a obra de Deus em nós.

Você já comprou um carro novo? Lembra-se de sua pintura reluzente e de seu estofado impecável, e de como se sentia ao guiá-lo indo para casa pela primeira vez? Como se sentiu na primeira vez que alguém lhe entortou o pára-lama, ou um de seus filhos derramou leite com chocolate no assento traseiro?
Há uma busca interior de perfeição em todo ser humano. Ansiamos a perfeição, e nos desapontamos quando algo "perfeito" é maculado. Não estamos dispostos a pagar o preço total por mercadoria danificada. Mesmo quando crianças, aprendemos que, a partir do momento em que alguma coisa esteja quebrada, sua utilidade fica prejudicada. Nossos pais instam para que tomemos cuidado com nossas coisas, prorroguemos ao máximo o dia em que elas se gastarão e não mais terão valor para nós.
Empenhamo-nos por manter a perfeição física. Os pais se regozijam quanto à perfeição de seu filhinho recém-nascido, e se entristecem com qualquer cicatriz, seja física ou emocional. Fazemos o melhor que podemos para disfarçar as evidências do avanço da idade, e suspiramos com o aparecimento das rugas, da flacidez na pele, do cabelo que cai, da perda de agilidade. Ansiamos pelo tempo da glorificação, quando o processo se reverterá e viveremos em corpo perfeito.
A perfeição é importante para todos nós – e é também importante para Deus. Ele nos prometeu eterna juventude, sem doença ou dor, ao vivermos pela eternidade com saúde perfeita e beleza incorruptível. Ele nos tem falado sobre nosso lar celestial, perfeito nos mínimos detalhes – até as flores lá serão perfeitas e nunca fenecerão. É-nos assegurada perfeita felicidade, pois Ele nos diz que não mais haverá lágrimas, ou sofrimento, ou pranto.
Mas não precisamos esperar até chegar ao Céu, por um tipo de perfeição. Deus também prometeu perfeição de caráter – e esta deve ser desenvolvida aqui. Deus prometeu perfeição, ordenou perfeição. E Sua vontade é que sejamos perfeitos!
Deus disse a Abraão: "Anda na minha presença, e sê perfeito." Gênesis 17:1. Jesus disse a Seus seguidores: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." S. Mateus 5:48. Paulo escreveu: "Deixemo-nos levar para o que é perfeito." Heb. 6:1.
A perfeição é importante; é possível; a perfeição é necessária para o cristão. Mas nunca esqueça que a perfeição é obra de Deus, não nossa. Observe algumas evidências bíblicas:
"Deus é a minha fortaleza e a minha força, e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho." II Samuel 22:33.
"O Deus que me revestiu de força, e aperfeiçoou o meu caminho." Salmo 18:32.
"Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar." I S. Pedro 5:10.
"Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo bem, para cumprirdes a Sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dEle, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém." Hebreus 13:20 e 21.

Você está interessado em perfeição de caráter? É-lhe possível obtê-la. É bom saber que embora nosso corpo físico entre em decadência e nossas posses materiais pereçam com o uso, nossa vida interior pode ser renovada dia após dia. Ver II Coríntios 4:16. O caráter perfeito está disponível deste lado do Céu. É Deus que está moldando nossa vida, na medida em que permaneçamos relacionados com Ele. E "Suas obras são perfeitas". Deuteronômio 32:4.

PERFEIÇÃO - TEMA 2
A perfeição pode ser coisa perigosa se concentra nossa atenção em nós mesmos e em nossas obras.

CUIDADO: Estudar o assunto da perfeição pode ser perigoso para sua saúde espiritual.
Contudo, não deveríamos evitar o estudo da perfeição; porque perfeição é um ensino bíblico. Mas pode ser perigoso o estudo, se isto atrair nossa atenção para nós mesmos. Em qualquer época que nossa atenção se concentre em nós próprios, em lugar de se concentrar em Cristo, cairemos, falharemos e pecaremos. Só podemos estudar com segurança a perfeição quando nos lembramos de que é a obra de Deus em nós, e não nossa própria obra. E se perfeição é obra de Deus apenas, então o estudo da perfeição deverá concentrar nossa atenção nEle e desviá-la para longe de nós próprios.
A Bíblia descreve três tipos de perfeição. Podemos ser perfeitos no nascimento, perfeitos no crescimento, e perfeitos em caráter. Às vezes você ouve pessoas discutindo um texto como o de S. Mateus 5:48: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." E então dizem: ''Não significa 'perfeito', significa 'maduro'."
Mas a palavra maduro é mais forte do que perfeito. Um bebê pode ser perfeito enquanto emite seus murmúrios e gritinhos. Uma criança pode ser uma criança perfeita enquanto brinca de amarelinha com um garoto vizinho; mas, se ainda estivesse fazendo isso com a idade de 20 anos, ficaríamos preocupados!
Ser perfeito em caráter não é somente ser perfeito em nascimento e em crescimento, mas em maturidade também.
S. Marcos 4:28 declara: "Primeiro a erva, depois a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga." A erva pode ser erva perfeita; a espiga pode ser espiga perfeita. Mas o grão cheio na espiga significa ser tanto perfeito quanto maduro. Parábolas de Jesus, pág. 65 diz que podemos ser perfeitos em qualquer estágio de nosso desenvolvimento.
Assim, a Bíblia ensina que a perfeição é possível. A Bíblia também ensina que a perfeição é obra de Deus, não nossa, como fizemos notar no capítulo precedente. E a Bíblia ensina que nunca devemos reivindicar perfeição – de fato tal reivindicação provaria que não somos perfeitos!
Jó 9:20: "Ainda que eu seja justo, a minha boca me condenará; embora seja eu íntegro, Ele me terá por culpado."
''Ninguém que reivindica santidade é realmente santo. Aqueles que são registrados como santos nos livros do Céu não estão conscientes do fato, e são os últimos a se vangloriarem de sua própria bondade." – The Faith I Live By, pág. 140.
"Quanto mais perto vos chegardes de Jesus, tanto mais cheios de falta parecereis aos vossos olhos; porque vossa visão será mais clara e vossas imperfeições se verão em amplo e vivo contraste com Sua natureza perfeita. Isto é prova de que os enganos de Satanás perderam seu poder; que a influência vivificante do Espírito de Deus está a despertar-vos." – Caminho a Cristo, pág. 64.
Se quanto mais perto de Jesus chegarmos, menos perfeitos pareceremos em nossa própria estima, então a perfeição nunca pode ter a intenção de captar nossa atenção, pois não saberemos quando a recebemos. Nossa parte no processo de perfeição é continuar a aproximar-nos de Jesus e manter os olhos nEle. Ele tomará conta do resto.
"Cada um terá uma severa luta para vencer o pecado em seu próprio coração. Isto às vezes é obra muito penosa e desanimadora; porque, ao vermos as deformações de nosso caráter, continuamos a olhar para elas, quando devíamos olhar para Jesus e revestir-nos com o manto de Sua justiça." – Testimonies, vol. 9, págs. 182 e 183.
Enquanto nos lembrarmos de que a perfeição é obra de Deus por nós, e enquanto olharmos para Ele a fim de efetuar o que quer que necessite ser feito nessa área, podemos seguramente estudar Suas promessas a respeito. Podemos regozijar-nos na abundante provisão que Ele fez para nos resgatar do pecado.